Perguntas Frequentes

Quais documentos são necessários para internação dos pacientes?

Para facilitar e efetivar a internação, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente/responsável;
  • Cartão S.U.S.
  • Comprovante de endereço.
Os acompanhantes dos pacientes podem trazer alimentos aos pacientes?

É permitido que os familiares tragam alimentos para serem consumidos apenas durante o período de visitas e as sobras deverão ser levadas pelos familiares ao término da visita.

Exemplos de alimentos que podem ser levados na visita: Salgadinhos de milho no pacote e batatas chips/ Refrigerante e sucos de caixinha/biscoitos com ou sem recheio, balas, goma de mascar, bolos industrializados e frutas.

Exemplos de Alimentos que não devem ser levados nas visitas: Salgadinhos fritos( coxinha,risole, bolinho de queijo, etc.) Esfirras, bolos caseiros, hamburguer, cachorro- quente, yorgut.

IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.

Como obter informações sobre o estado de saúde de pacientes?

Comparecer no horário de visita e procurar o enfermeiro ou médico da unidade de internação. Por questão de sigilo, estamos proibidos de dar informações por telefone, salvo quando a ligação parte da equipe técnica do CAISM.

Quais os horários de visitas?

No ato da internação do paciente o acompanhante receberá um folder contendo as informações sobre o horário das visitas, que deve ser respeitado. Após o término do horário não será permitida a presença de visitantes nos quartos.

Horário de visitas:

PRONTO SOCORRO:

  • Entre 10h00 às 11H00 e 20h00 às 21h00, duas pessoas por horário, sendo uma pessoa por vez.

UNIDADE DE INTERNAÇÃO Em PSIQUIATRIA GERAL:

  • Entre 15h00 às 17h00 e 19h30às 21h00 , duas pessoas por horário, sendo uma por vez

UNIDADE DE INTERNAÇÃO AUTISMO

  • Entre 15h00 às 17h00 e 20h00 às 21h00

É permitida a visita de maiores de 18 anos, desde que comprovem a idade por intermédio de documento de identidade.

Informações médicas sobre pacientes internados serão fornecidas no horário da visita, na própria unidade.

Não será permitida a entrada de visitantes fora dos horários estabelecidos pela direção do Hospital. 

IMPORTANTE: O HORÁRIO DE VISITA PODERÁ SER ALTERADO, DE ACORDO COM A NECESSIDADE DA UNIDADE.

Preciso tomar algum cuidado especial quando estiver no CAISM?

A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.

Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente deverá higienizar as mãos antes e depois da visita.

Como o CAISM irá avisar a data da alta hospitalar?

O CAISM comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação.

Preciso pagar pelos atendimentos no CAISM?

Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o CAISM, quando autorizado por alta de seu médico responsável.

Posso filmar ou fotografar?

É proibida a filmagem e/ou fotografia de PACIENTE em ambiente hospitalar, tanto por profissional médico, paramédico ou indivíduo leigo, sem autorização expressa.

Para realização de tais procedimentos, deverá haver ciência e concordância do paciente e seus familiares.

É proibido filmar e/ou fotografar as dependências e profissionais do CAISM.

Como fazer para elogiar, sugerir ou reclamar?

O CAISM dispõe de ouvidoria,um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.

O atendimento de ouvidoria é realizado pessoalmente, de segunda à sexta-feira das 7 às 16 horas.

Email: ouvidoria@caismvm.spdm.org.br

(11) 3466-2171