Gestão Ambiental

O CAISM Vila Mariana, desde inicio de sua gestão se preocupa com o meio ambiente. A Comissão de Gestão Ambiental foi constituida e exerce papel fundamental de conscientização dos colaboradores e usuários na redução de consumo de água e energia, ações de redução de consumo de copos descartáveis. Os colaboradores receberam canecas reutilizáveis para uso no trabalho, e campanhas frequentes de redução no consumo de papel A4 e impressões desnecessárias. Nas atividades semanais com os pacientes do Hospital Dia e enfermarias é trabalhado reutização de materiais descartáveis. Na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do trabalho e Meio Ambiente- SIPATMA , buscamos conscientizar a todos os impactos ambientais decorrentes das atividades exercidas no Hospital.

O CAISM possui o PGRSS, que é baseado nos princípios de não geração e minimização de resíduos, que apontam e descrevem as ações relativas ao manuseio, armazenamento e disposição final, reduzindo os riscos ao meio ambiente, em conformidade com a legislação vigente.

O PGRSS contempla os aspectos referentes à minimização na geração de resíduos, como:

  • Segregação;
  • Armazenamento;
  • Acondicionamento;
  • Transporte temporário;
  • Identificação;
  • Tratamento interno e externo;
  • Coleta; e
  • Disposição final.

Pilhas e baterias contêm metais tóxicos que agridem o meio ambiente e trazem riscos à saúde pública. Quando depositados em lixões e aterros sanitários, esses resíduos que levam séculos para se decompor, podem vazar e contaminar os lençóis freáticos, o solo e os rios, causando danos às pessoas e aos animais.

O CAISM realiza a destinação correta de pilhas e baterias usadas, contribuindo com o meio ambiente.

Dentre outras ações, o CAISM realiza periodicamente campanhas internas para conscientização dos colaboradores. Trabalha com metas de redução de consumo de água e energia e busca ações para a redução por meio de rotinas de inspeção.

Preocupado com o bem-estar do colaborador do CAISM, que está suscetível a diversos fatores constantes de um ambiente hospitalar, e buscando conscientizar a todos sobre os impactos ambientais decorrentes das atividades exercidas na unidade, o setor de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, com uma comissão de organização promovem anualmente a SIPATMA – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente.