Perguntas Frequentes
Para facilitar e efetivar a internação, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente/responsável;
- Cartão S.U.S.
- Comprovante de endereço.
É permitido que os familiares tragam alimentos para serem consumidos apenas durante o período de visitas e as sobras deverão ser levadas pelos familiares ao término da visita.
Exemplos de alimentos que podem ser levados na visita: Salgadinhos de milho no pacote e batatas chips/ Refrigerante e sucos de caixinha/biscoitos com ou sem recheio, balas, goma de mascar, bolos industrializados e frutas.
Exemplos de Alimentos que não devem ser levados nas visitas: Salgadinhos fritos( coxinha,risole, bolinho de queijo, etc.) Esfirras, bolos caseiros, hamburguer, cachorro- quente, yorgut.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.
Comparecer no horário de visita e procurar o enfermeiro ou médico da unidade de internação. Por questão de sigilo, estamos proibidos de dar informações por telefone, salvo quando a ligação parte da equipe técnica do CAISM.
No ato da internação do paciente o acompanhante receberá um folder contendo as informações sobre o horário das visitas, que deve ser respeitado. Após o término do horário não será permitida a presença de visitantes nos quartos.
Horário de visitas:
PRONTO SOCORRO:
- Entre 10h00 às 11H00 e 20h00 às 21h00, duas pessoas por horário, sendo uma pessoa por vez.
UNIDADE DE INTERNAÇÃO Em PSIQUIATRIA GERAL:
- Entre 15h00 às 17h00 e 19h30às 21h00 , duas pessoas por horário, sendo uma por vez
UNIDADE DE INTERNAÇÃO AUTISMO
- Entre 15h00 às 17h00 e 20h00 às 21h00
- Entre 9h00 às 10h00
É permitida a visita de maiores de 18 anos, desde que comprovem a idade por intermédio de documento de identidade.
Informações médicas sobre pacientes internados serão fornecidas no horário da visita, na própria unidade.
Não será permitida a entrada de visitantes fora dos horários estabelecidos pela direção do Hospital.
IMPORTANTE: O HORÁRIO DE VISITA PODERÁ SER ALTERADO, DE ACORDO COM A NECESSIDADE DA UNIDADE.
A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.
Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente deverá higienizar as mãos antes e depois da visita.
O CAISM comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação.
Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o CAISM, quando autorizado por alta de seu médico responsável.
É proibida a filmagem e/ou fotografia de PACIENTE em ambiente hospitalar, tanto por profissional médico, paramédico ou indivíduo leigo, sem autorização expressa.
Para realização de tais procedimentos, deverá haver ciência e concordância do paciente e seus familiares.
É proibido filmar e/ou fotografar as dependências e profissionais do CAISM.
O CAISM dispõe de ouvidoria,um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.
O atendimento de ouvidoria é realizado pessoalmente, de segunda à sexta-feira das 7 às 16 horas.
Email: ouvidoria@caismvm.spdm.org.br
5576 4854 – Opção 9 – Ouvidoria
É importante que você saiba
Consentimento Informado:
O que é?
É um documento assinado pelo paciente ou responsável antes da internação, com o consentimento do paciente ou seu responsável para a internação. As informações transmitidas ao paciente devem ser prestadas de forma clara e precisa, e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidas pelo paciente e/ou responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.
Situação de urgência
No caso de situação de urgência, em que existe impossibilidade de o paciente consentir sobre sua internação é imprescindível que um familiar/responsável seja localizado para sua obtenção. Não havendo sucesso nesse contato, e havendo a restrição de tempo para a tomada da decisão, o médico executor deverá registrar essa condição no prontuário do paciente.
Transferência para outro hospital
Este procedimento acontecerá sempre que o Hospital não tiver vaga ou não atender às necessidades do paciente indicadas ou não dispuser de tratamento proposto pelos nossos profissionais. O Hospital responsabiliza-se em entrar em contato com o hospital de destino para verificar a possibilidade de receber o paciente. O Hospital informará a transferência aos familiares, entregando ao responsável pelo paciente a via original do resumo de alta, com especificação de transferência.
Política de silêncio
Para que haja pronta recuperação e pensando no bem-estar do paciente solicitamos a você, a seu acompanhante e às suas visitas que respeitem as orientações de silêncio dentro dos quartos e nos corredores das unidades e também o número de visitas. Pedimos a gentileza de que a utilização de celulares não seja feita nos corredores e que mantenha um tom de voz mais baixo que o usual para não incomodar outros pacientes.
Conservação do Patrimônio Público
O CAISM é um hospital público. Sendo patrimônio público cabe a todos zelar por ele, preservando-o e defendendo-o. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar lesão ou danos ao patrimônio.